QUEREMOS INFORMAR QUE ESTE BLOG FOI SUBSTITUIDO POR:
www.fratermusic.com/category/blog

Materiais mais usados para pestana

Recentemente um utilizador do forumusica me pediu para assinalar alguns dos materiais mais utilizados no fabrico de pestanas. Decidi fazer uma lista:

Marfim: Material soberbo para se usar em guitarras clássicas e guitarras vintage. Tem uma sonoridade muito semelhante ao osso. Não é muito aconselhado para usar em guitarras com trémolo, já que as cordas adherem um bocado ao material. No entanto, não é recomendado usar este material, dado que requer a morte de elefantes e outros animais. Contudo, existe um marfim artificial, comumente denominado Tusk, que reproduz bem as caracteristicas do marfim.

Osso: O rei dos materiais no que se refere a pestanas. É facil de trabalhar, é barato, e tem boas caracteristicas sonoras, com um som detalhado e vivo. As suas desvantagens é que as cordas adherem um bocado ao material e a ferrugem costuma fazer estragos estéticos (e não só).

Urea: Para quem já usou (não é o meu caso) dizem que tem umas boas caracteristicas sonoras e que é um material que não causa tanta fricção como o osso ou marfim. A marca japonesa Yamaha costumava usar este material.

Plástico: Existem muito géneros de plásticos. Mas todos aqueles que forem macios, esponjosos, e especialmente ôcos deveriam ser descartados. Os mais conhecidos entre estes materiais são a Micarta e o Corian

Bronze ou Niquel: Toda pestana metálica tem uma sonoridade brilhante,um excelente sustain e bom para polir. Contudo, são muito ressonantes e oxidam facilmente, perdendo a cor brilhante

Inox: Muito usado para as pestanas Locknut. A sua sonoridade é semelhante do que os materiais anteriores. No entanto, mantem-se mais bonito durante mais tempo e a sua longevidade é enorme. No caso dos Locknut, podemos ter problemas com os parafusos.

Grafito: Este material é ideal para utilizar em guitarras com trémolos. Ela possui pouca fricção e tem uma qualidades tonais bastante decentes. Possivelmente o seu maior defeito é que só se encontra em cor negra. O que esteticamente não seria bom para algumas guitarras.

Madeira: Normalmente se usa o ébano, e raramente o Pau Rosa (rosewood) Contudo, esta opção se restringe a guitarras acústicas. Esteticamente é uma opção bonita e delicada. Dá-nos um timbre meigo. No entanto, sob cordas de aço costumam durar pouco tempo.