QUEREMOS INFORMAR QUE ESTE BLOG FOI SUBSTITUIDO POR:
www.fratermusic.com/category/blog

A pestana - Que devemos saber sobre ela

Recentemente fiz uma pestana para uma Stratocaster. Trastejava copiosamente na 6ª corda. A causa para tal era a pestana partida. Tal deve ter acontecido por ferrugem (cordas velhas). Algumas pessoas podem rir-se desta situação. Mas está cientificamente comprovado que o óxido de ferro é capaz de aumentar 7 vezes de volumem e ter uma capacidade destruidora. Para evitar tal incidente, recomendo limpar a pestana (e lubrificá-la) de cada vez que se troca as cordas.Outro problema que acontece muito é a pestana gasta. É muito frequênte isto acontecer em guitarras com muito uso e de muita idade. A sua consequência é que as cordas trastejam logo no 1º traste com a corda solta. A sua solução é a remoção da pestana.

Se a tua guitarra tem um som choco nas cordas mais finas (e isto acontece frequêntemente em locknuts) é porque as cordas não estão bem assentes na pestana, criando uma vibração simpática (que não é muito simpática de se ouvir). Este problema pode ser resolvido colocando string retainers (ou ajustando-os para ter um angulo mais agudo), limando a pestana, ou substituir a mesma.

Um problema muito comum (e isto acontece muito com guitarras novas e baratas) é manter a afinação. Se depois de um bending ou de usar o vibrato sentes que a guitarra perdeu a afinação, é porque a pestana está a exercer muita fricção. Isto impede que a corda volte a posição original. Uma das causas é o tipo de material com que a pestana é feita. O rei das desafinações é o plástico. Outra causa pode ser a forma como a ranhura foi talhada ou pulida.

Quero recordar que todos os problemas com pestanas tem normalmente uma solução. Contudo, é conveniente falar com um especialista, já que são necessarias ferramentas muito específicas.