Do dia 5 a 8 de Dezembro realizar-se-à o festival de guitarra no Orfeão de Santa Maria da Feira. Podem ver a programação em http://www.festivaldeguitarra.orfeaodafeira.pt/index.html
FESTIVAL DE GUITARRA DE TERRAS DE SANTA MARIA
A pestana - Que devemos saber sobre ela
Recentemente fiz uma pestana para uma Stratocaster. Trastejava copiosamente na 6ª corda. A causa para tal era a pestana partida. Tal deve ter acontecido por ferrugem (cordas velhas). Algumas pessoas podem rir-se desta situação. Mas está cientificamente comprovado que o óxido de ferro é capaz de aumentar 7 vezes de volumem e ter uma capacidade destruidora. Para evitar tal incidente, recomendo limpar a pestana (e lubrificá-la) de cada vez que se troca as cordas.Outro problema que acontece muito é a pestana gasta. É muito frequênte isto acontecer em guitarras com muito uso e de muita idade. A sua consequência é que as cordas trastejam logo no 1º traste com a corda solta. A sua solução é a remoção da pestana.
Se a tua guitarra tem um som choco nas cordas mais finas (e isto acontece frequêntemente em locknuts) é porque as cordas não estão bem assentes na pestana, criando uma vibração simpática (que não é muito simpática de se ouvir). Este problema pode ser resolvido colocando string retainers (ou ajustando-os para ter um angulo mais agudo), limando a pestana, ou substituir a mesma.
Um problema muito comum (e isto acontece muito com guitarras novas e baratas) é manter a afinação. Se depois de um bending ou de usar o vibrato sentes que a guitarra perdeu a afinação, é porque a pestana está a exercer muita fricção. Isto impede que a corda volte a posição original. Uma das causas é o tipo de material com que a pestana é feita. O rei das desafinações é o plástico. Outra causa pode ser a forma como a ranhura foi talhada ou pulida.
Quero recordar que todos os problemas com pestanas tem normalmente uma solução. Contudo, é conveniente falar com um especialista, já que são necessarias ferramentas muito específicas.
Washburn J-6. Uma historia vibrante....
Esta bela senhora ( e ela é mesmo bela) tinha um serio problema de vibrações. Aliás, o quadro clínico dela era lastimoso. O primeiro passo foi tentar resolver o problema da vibração. Descobrimos que esta era ocasionada por uma ripa de madeira no interior da guitarra (usadas para evitar que o tampo empene com a força das cordas). Dado que o maior orificio que estas guitarras possuem é o dos humbuckers, é quase impossível fazer alguma reparação. Mas com alguma pericia de dedos, conseguimos introduzir a cola e prensar a ripa.
24 horas depois continuamos com a ponte. Esta estava seriamente massacrada com a má colocação das cordas no respectivo lugar. Tivemos de limar a parte superior da ponte (dando-lhe as 15" de curvatura) e criar novas ranhuras, pintar e encerar. O resultado foi o seguinte:

A Boss GT-5

Fender duosonic
Esta é outra daquelas reliquias que raramente se vem por ai. Num mundo repleto de strats e Les Pauls ficamos satisfeitos quando aparecem outro género de boas guitarras.
Musicman
Pela primeira vez tive a oportunidade de desfrutar um setup numa guitarra musicman. Uma guitarra que pela sua configuração de pickups a torna bastante versatil.
Tentem encontrar uma para experimentar.
Pickups Brian May
Final do concurso Friday Rock's Sessions
No dia 7 de Novembro, contando com a presença de mais de 500 pessoas, finalizou-se o concurso Friday's Rock Sessions.
Produzido pelo Andrepaiva.com.
Patrocinado pelo Ebandas, Pickups Malagoli, MB Estudios, Luckyman e FRATERMUSIC.
1 Em 1º Lugar com 1000€ de premios os FOXROT.
2 Os Pressure ficaram em 2º Lugar, ganhando a gravação de 2 músicas em Estudio.
3 Os Bettershell conseguiram o 3º Lugar recebendo um conjunto de pickups Malagoli (Valor de 250€).
4 Os Major's Band, em 4º lugar receberam uma anuidade do pack Standard E-bandas.com, para divulgação e promoção.
5 E finalmente os Zegabundos em 5º Lugar. Receberam uma oferta de acessórios para cada musico.
Para os restantes participantes da final receberam um Setup dos seus instrumentos musicais na FRATERMUSIC.